sábado, 2 de fevereiro de 2013

Challenger


 Challenger





Challenger é um modelo desportivo de duas portas de tamanho médio da Dodge. A sua produção iniciou-se em 1970. Partilhando a sua plataforma (E-Body) com o Plymouth Barracuda o Dodge Challenger impressionou pela sua vasta gama de motorizações. A versão R/T (Road/Track) dispunha de motores, todos eles V8 desde o de 335cv, o de 375cv, com um carburador de quatro corpos, Magnum 440 e o topo de linha 426 Hemi V8 de 425cv. A Dodge ainda construiu a versão T/A (Trans Am), a qual era vendida quase idêntica à que a Dodge competia no campeonato Trans Am.
Em 1971 o Challenger foi reestilizado, tendo também devido às leis de emissão de gases, ter reduzido a sua potência. 1972 foi um mau ano para o Challenger, tendo a Dodge acabado com a versão conversível e a R/T. A versão mais potente do Challenger oferecia agora modestos 240cv. Em substituição do R/T a Dodge lançou a versão Rally, com parcos 150cv.
Em 1974 o Challenger desapareceu, deixando saudades por todos os entusiastas deste modelo da Dodge.
Em 2006 a Dodge construiu um carro conceito denominado Challenger Concept, que trouxe de volta o Challenger equipado de um motor Hemi V8 de 425cv. Sucesso de vendas nos Estados Unidos. O carro é importado também ao Brasil. A velocidade maxima dele pode chegar a 292 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos.
Em 1971 o Dodge Challenger participou do filme Vanishing Point sendo o "getaway car" (carro de fuga) do filme.

DODGE CHARGER 1968

DODGE CHARGER 1968







A linha B-corpo inteiro para 1968 foi redesenhado eo carregador foi ainda mais diferenciado dos modelos Dodge Coronet. Designer Richard Sias desenvolveu um duplo diamante perfil garrafa de coque com curvas em torno dos pára-lamas dianteiros e painéis traseiros. Chapa dianteiro e traseiro final foi desenhado por Harvey J. Winn. A traseira apresentava um "pontapé" aparência spoiler, inspirado pelo Grupo 7 veículos de corrida. Na cobertura, um "arcobotante" foi adicionada para dar a área da janela traseira de um aspecto semelhante ao da 1966-1967 Pontiac GTO. O carregador manteve a sua largura total grelha farol escondido, mas os faróis totalmente rotativos eléctricos tinha sido substituída por uma tampa de vácuo simples operado. As luzes traseiras de largura total foram ido tão bem. Em vez disso, a dupla lanternas circulares foram adicionadas, na direção de Styling vice-presidente, Elwood P. Engel. Dupla vieiras foram adicionados às portas e capô para ajudar a acentuar as linhas swoopy novos.
No interior, a quase nada compartilhado com seus irmãos da primeira geração. Os assentos traseiros tinham ido embora, que o console continua a ser o mesmo que os '67 salvamento para a remoção dos apoios de braço almofada. O tacômetro foi agora opcional em vez do padrão, o carpete na área do tronco se foi, substituído por um tapete de vinil, os bancos traseiros não dobrar para a frente e os medidores eletroluminescentes desapareceu em favor de um projeto convencional.
O motor padrão era o 318 cu in (5,2 L) 2bbl até meados do ano, quando um 225 cu in (3,7 L) inclinação e seis ficaram disponíveis. O 383-2 e 383-4 permaneceu inalterada. Um pacote de alta performance novo foi adicionado, o ("Road / Track" sem "e" entre Estrada e Pista) R / T. O R / T veio de fábrica com o ano anterior, 440 "Magnum" e Hemi 426 foi novamente opcional.
Em 1968, a Chrysler Corporation anunciou uma nova campanha publicitária com uma abelha com um motor em suas costas. Estes carros foram chamados de "Scat Pack". O Coronet R / T, Super Bee, Dart GTS e Charger R / T recebido Bumble-listras (duas listras finas emoldurando duas listras grossas). As listras eram padrão no R / T e veio em vermelho, branco ou preto. Eles poderiam ser apagados sem nenhum custo. As vendas do modelo 1968 do carregador ano aumentou para 96.100, incluindo mais de 17.000 Charger R / T.