sábado, 9 de fevereiro de 2013

NOVO PRISMA




Assim como fez com o Onix, a GM está deixando a versão sedã solta pelas ruas  – como provam as fotos de flagra que ilustram esse post, feitas por um leitor do CARPLACE. Apesar do leve disfarce na traseira, dá para notar quase todos os detalhes de design da novidade, o que nos permitiu fazer projeções com alto nível de precisão. Resgatando o nome Prisma, carro que ele substitui (junto com o Corsa Sedan), o novo três volumes será lançado em janeiro, com chegada às lojas prevista para o mês seguinte.
Em termos visuais, a coluna “C” será bastante inclinada e a tampa do porta-malas, curtinha, num estilo meio cupê que está na moda atualmente entre os sedãs. Até o final das portas traseiras, porém, o desenho é igual ao do Onix. Interessante notar que a linha da tampa invade a lateral, enquanto as lanternas seguem a mesma filosofia do hatch, subindo conforme avançam pelas laterais. A tampa alta prevê boa capacidade de bagagem, mas a abertura da tampa (a chamada “boca” do porta-malas) nos parece um pouco limitada – a conferir na avaliação. No centro da tampa haverá uma terceira luz de freio (brake-light).
Flagra do Novo Onix Sedan
O novo Prisma usará a base mecânica do Onix, com os motores SPE\4 1.0 e 1.4 (de 80 cv e 106 cv, respectivamente), sendo que o segundo terá opção do câmbio automático de seis marchas futuramente. Airbags frontais e freios ABS serão de série desde o modelo básico, como no hatch – itens que já serão obrigatórios na época do lançamento. As versões também deverão acompanhar o Onix: LS 1.0, LT 1.0 e 1.4 e LTZ 1.4, esta última com o sistema de entretenimento My Link já incluído. A estimativa de preço do sedã é de R$ 32 mil a R$ 45 mil, sem contar com a elevação do IPI.
Flagra do Novo Onix Sedan